Profissional, a nossa central de atendimento disponibiliza recursos alternativos para auxiliar nas suas solicitações básicas!
Minha Abendi
Nós somos a Abendi, uma instituição técnica científica provedora de soluções que colaboram para o incremento dos negócios das empresas e o desenvolvimento das pessoas.
Fundada em 1979, trabalhamos com Aprendizagem e Desenvolvimento, Certificação de Pessoas, Normalização Técnica, gestão de projetos de PD&I e Difusão do Conhecimento nas áreas de Ensaios Não Destrutivos, Inspeção e Gerenciamento da Integridade.
Nosso foco é fomentar e difundir o conhecimento em Integridade Estrutural, contribuindo para a competitividade industrial, a valorização do profissional e a preservação da vida e do meio ambiente.
Fomentar e difundir o conhecimento e prover soluções tecnológicas em ensaios não destrutivos,
inspeção, integridade estrutural, qualidade e segurança, contribuindo para a competitividade
industrial, a valorização do profissional e a preservação da vida e do meio ambiente.
1. Integridade
2. Inovação
3. Transparência
4. Comprometimento
5. Credibilidade
Certificação De Empresas
- Perfuração Direcional Horizontal (HDD); e
- Substituição por Arrebentamento (Pipe Bursting).
Reconhecimento e Credenciamento
Credenciada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para desenvolver projetos de PD&I para a indústria de Óleo & Gás.
Credenciada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) como Organismo de Normalização Setorial (ONS 58) para desenvolver normas técnicas na área dos Ensaios Não Destrutivos.
Acreditada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) como OPC - Organismo de Certificação para a qualificação e certificação de pessoas.
Reconhecida como OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Reconhecida como ICT - Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação, conforme Lei Federal nº 10.973.
Reconhecida como ETS - Entidade Tecnológica Setorial pelo MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
Reconhecida como entidade de utilidade pública pela Prefeitura de São Paulo.
Signatária do Acordo de Mútuo Reconhecimento (MRA) do ICNDT - International Committee for NDT para certificação de pessoas (mais de 60 países).
Parcerias
Parceira da EMBRAPII com acesso à laboratórios de pesquisa e desenvolvimento em todo território nacional.
Participante dos Grupos de inovação da ANPEi.
Acordos Internacionais
Estrutura Organizacional
São órgãos técnicos da Abendi:
a) Conselho de Certificação de Pessoas
b) Bureau de Certificação
c) Conselho de Normalização
Conselho de Certificação de Pessoas
O Conselho de Certificação de Pessoas é o órgão normativo da Abendi para assuntos relacionados com a qualificação e certificação de pessoas em END, Inspeção e outras técnicas correlatas.
O Conselho de Certificação de Pessoas foi constituído, inicialmente, através da Assembleia Geral Extraordinária e na conformidade da norma da Abendi que estabelece o sistema de qualificação e certificação de pessoas em END.
A composição e a renovação dos membros do Conselho de Certificação de Pessoas regulamenta-se através de Regimento Interno próprio, aprovado pelo Conselho de Administração e observado o disposto na norma da Abendi, que estabelece o sistema de qualificação e certificação de pessoas em END, Inspeção e áreas correlatas.
Incumbências:
a) Estabelecer sistemas, procedimentos e critérios para a qualificação e certificação de pessoas;
b) Estabelecer métodos a serem objetos da qualificação e certificação de pessoas em END, Inspeção e áreas correlatas.
Bureau de Certificação
O Bureau de Certificação é o órgão executivo da Abendi para assuntos relacionados com a qualificação e certificação de pessoas em END.
Os membros do Bureau de Certificação são nomeados pelo Conselho de Certificação de Pessoas na conformidade da norma da Abendi, que estabelece o sistema de qualificação e certificação de pessoas em END.
As atividades de caráter administrativo e financeiro necessárias à efetiva implementação do programa de qualificação e certificação de pessoas em END, a ser desenvolvido pelo Bureau de Certificação, devem ser previamente aprovadas pela Diretoria, em conformidade com a política administrativa e financeira da Entidade.
Incumbe ao Bureau de Certificação tomar todas as providências de caráter executivo necessárias à efetiva implementação da política de qualificação, em conformidade com a norma da Abendi, que estabelece o sistema de qualificação e certificação de pessoas em END.
Conselho de Normalização
O Conselho de Normalização é o órgão executivo da Abendi, constituído pela Diretoria, para apoiá-la nos assuntos pertinentes à elaboração de normas técnicas de END e Inspeção.
A composição e a renovação dos membros do Conselho de Normalização regulamenta-se através de Regimento Interno próprio, aprovado pela Diretoria.
Incumbências:
a) apoiar o desenvolvimento de novos projetos de normalização;
b) aconselhar a Diretoria da ABENDI na definição das diretrizes e estratégias pertinentes à normalização;
c) preparar o plano de ação de normalização para a aprovação da Diretoria da ABENDI;
d) propor a criação de novas comissões de estudos em função das necessidades do mercado.
Representantes Regionais
Como entidade de atuação nacional, a Abendi reconhece que cada região do País possui características próprias e necessidades especificamente locais. Atenta a essa realidade, a associação, embora sediada em São Paulo, nomeia representantes regionais, em vários estados, focados em atender os interesses dos profissionais certificados e da comunidade de END e Inspeção. De forma geral, eles são o elo entre a Abendi e os órgãos governamentais, as empresas e instituições educacionais e de pesquisa, a partir das seguintes atividades: • Apoio à promoção e realização de eventos, feiras e exposições técnicas; • Desenvolvimento de projetos de pesquisas aplicadas e multiclientes; • Realização de consultas técnicas com especialistas da área; • Representação institucional dos interesses da Abendi junto aos organismos de fomento locais e aos potenciais clientes e associados; • Atendimento a demanda de capacitação e qualificação de profissionais; • Atendimento a empresas prestadoras de serviços e fabricantes de equipamentos e produtos de END.Representantes Internacionais
Representantes Regionais
Como entidade de atuação nacional, a Abendi reconhece que cada região do País possui características próprias e necessidades especificamente locais. Atenta a essa realidade, a associação, embora sediada em São Paulo, nomeia representantes regionais, em vários estados, focados em atender os interesses dos profissionais certificados e da comunidade de END e Inspeção. De forma geral, eles são o elo entre a Abendi e os órgãos governamentais, as empresas e instituições educacionais e de pesquisa, a partir das seguintes atividades:
• Apoio à promoção e realização de eventos, feiras e exposições técnicas;
• Desenvolvimento de projetos de pesquisas aplicadas e multiclientes;
• Realização de consultas técnicas com especialistas da área;
• Representação institucional dos interesses da Abendi junto aos organismos de fomento locais e aos potenciais clientes e associados;
• Atendimento a demanda de capacitação e qualificação de profissionais;
• Atendimento a empresas prestadoras de serviços e fabricantes de equipamentos e produtos de END.
Antonio Luiz de Melo Vieira Leite – Bahia
Engenheiro mecânico (UFBA)
Engenheiro na Dow Química
Carlos Martins – Segipe
Engenheiro de Materiais (UFRGS), com Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Engenharia e Tecnologia de Materiais, com ênfase em Ensaios não Destrutivos (PPG3M / UFRGS). Professor na Universidade Federal de Sergipe (UFS) onde coordena o Laboratório de Análise de Integridade Estrutural.
Jarbas Cabras Fagundes – Alagoas
Engenheiro de Confiabilidade da Braskem (com 30 anos de experiência em Plantas Química e Petroquímica), membro da American Society of Mechanical Engineers (ASME), The Worldwide Corrosion Authority (NACE)
Marco A. S. Brito – Paraíba, Pernambuco e Piauí
Engenheiro de Segurança do Trabalho e Mecânico de Máquinas e Ferramentas, Bacharel em Administração de Empresas, Técnico Mecânico, Pós-graduação em Administração de Materiais na FGV-SP e O&M na FAAP. Professor do IPOG nos módulos dede Contratos, Terceirização e Normas Regulamentadoras na Manutenção. Foi professor na ETI Lauro Gomes, na UFPE, e nas Universidades Valeparaibana . Ministra cursos In Company. Consultor com mais de 40 anos de experiência em Gestão da Manutenção e Ativos Físicos, Gestão de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Gestão de Riscos e Técnicas de Avaliação de Riscos, Auditor Líder da ISO 9000:2008, análise de falhas, Perícias Técnicas e Judiciais, Implantações das NR’s do MTE 12, 13, 20, 26, 33, 35, laudos técnicos para licenças operacionais. Membro da CONPEJ.
Prof. Sérgio Barra
Engenheiro Mecânico (UFPA), Mestre e Doutor, em Engenharia Mecânica, pela UFSC, e Pós-Doutor pelo Centro Universitário SENAI Cimatec. Foi professor do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPA e do Centro Universitário SENAI Cimatec. Atuou como membro do Conselho de Administração da ABM. Atualmente, é Representante Regional da Abendi (Regional RN), professor do Departamento de Engenharia de Materiais da UFRN, revisor dos periódicos Brazilian Journal of Science and Technology, Revista Soldagem & Inspeção, Revista Abendi, Advances in Materials and Processing Technologies e Materials Research, atua como consultor Ad hoc da Facepe, UESC, CAPES e MEC. É avaliador de cursos de gradação INEP/MEC, coordenador do Comitê Executivo da Rede PDIMat e gestor do Site da Soldagem.