Abendi participa da Frente Parlamentar de C&T&I
Foi instaurada a Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia e Inovação e sua integração com o Mercado de Trabalho, em evento aberto e presidido pelo Deputado Estadual Cláudio Marcolino, Presidente da Frente Parlamentar. Durante o debate foram destacados os seguintes pontos:
- O Brasil é um dos poucos países do mundo com uma base de C, T & I, em especial por suprir as demandas de produção e produtos. Por isso é um país promissor na área da C, T & I, pela base e pela capacidade que vem demonstrando;
- A importância da automação industrial;
- A importância de participar das redes de centros de excelências (competências);
- Hoje tramitam no Congresso Nacional aproximadamente 500 projetos de C, T & I;
- A importância da formação e capacitação de recursos humanos;
A Abendi está sendo representada pelo engenheiro Cláudio Forjaz, consultor.
CONTER solicita apoio da Abendi
O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia – CONTER, com o qual a Abendi mantém um acordo de cooperação, está demandando a associação e as empresas associadas: foi finalizada a minuta do Operador de Raio X. Assim é fundamental uma reunião para, entre outras coisas, verificar a posição da Abendi e das empresas de inspeção, antes da publicação do procedimento no DOU.
Reunião de OPCs
Durante reunião das OPCs – Organismos de Certificação de Pessoas) e Petrobrás, realizada no dia 07 de agosto, o Diretor da Petrobrás de Processos Industriais e Produtos, William França da Silva, afirmou que a Petrobrás preza muito a atividade de Certificação de Pessoas, e que é um investimento, e não uma despesa. Esta reunião fez parte de um Fórum formado por representes da área de refino da Petrobras e as Entidades Abendi, Abraco, Abraman e FBTS.
O objetivo deste fórum é promover ampla discussão em relação as necessidades de profissionais certificados para atender as demandas da empresa. A Petrobras considera prioritárias as seguintes ações:
1. Aumento do número de profissionais certificados para atender à demanda, principalmente no Nordeste;
2. Busca de recursos financeiros junto ao BNDES para apoiar a certificação dos profissionais.
Por João Conte