A Abendi, em parceria com a ABNT, tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento de normas técnicas que atendem às necessidades do mercado!
Em 2020, por solicitação da Abendi, a ABNT criou a Comissão de Estudo CE-099.010.001, sobre Qualificação de Pessoas para Movimentação de Cargas com Equipamentos de Guindar, com o objetivo de garantir que as operações de movimentação de cargas sejam realizadas de maneira segura e eficiente, através da criação de padrões claros e bem definidos.
Como parte desse esforço, convidamos o coordenador da CE-099.010.001, Sr. Carlos Gabos, para uma entrevista, onde ele compartilha sua visão sobre a importância dessa norma para o mercado e o papel que ela desempenhará na padronização das atividades das pessoas envolvidas nas operações de movimentação de cargas.
Entrevista com Carlos Gabos, Coordenador da CE-099.010.001
Título do documento: Planejamento de operações de movimentação de cargas – Plano de movimentação básico e projeto de movimentação detalhado (plano de rigging) – Requisitos
Qual a importância desta Norma para o mercado?
“O momento atual estamos presenciando um aumento dos números de acidentes com guindastes. Ao analisarmos esses acidentes, foi possível concluir que o motivo principal é a falta ou deficiência no planejamento da operação.
Verificamos que as operações mais simples, justamente por serem simples, são tratadas como se um planejamento não fosse necessário. No entanto, independente da complexidade, o perigo é inerente a todas as operações de movimentação de carga. Com isso, nos resta tomar ações antecipadas para controlar esses perigos, assim executando estas operações com um nível de risco aceitável, ou seja, PLANEJAR. Essa norma é importante para atender às necessidades do mercado de predefinir critérios para um planejamento eficaz.
A norma tem o objetivo de padronizar os procedimentos de planejamento[MQ1] [PF2] das operações de movimentação de cargas, para assegurar que as relações entre os projetistas de movimentação de carga e seus clientes sejam mais harmônicas. Também visa assegurar que os projetistas de movimentação de carga utilizem critérios que proporcionem uma operação segura.”
Quem deve participar da Comissão de Estudo?
“A participação nas Comissões de Estudo da ABNT é aberta a todas as partes interessadas. Entre elas podemos destacar os projetistas de movimentação de carga, qualificados de acordo com a ABNT NBR 17089; as empresas que prestam serviços de movimentação de cargas com guindastes, como os locadores; as empresas especializadas no planejamento que fazem os planos de movimentação de carga (planos de rigging); os fabricantes dos equipamentos (guindastes)[MQ3] [PF4] ; os fornecedores dos acessórios de movimentação de cargas utilizados junto aos equipamentos, correntes, cabos, eslingas) e os clientes que contratam esses serviços. Todas as partes interessadas relacionadas ao tema podem participar das reuniões em que serão construídos os requisitos do planejamento de operações de movimentação de cargas e, consequentemente, do plano de movimentação de carga (plano de rigging).”
Qual é o profissional que elabora o plano de movimentação de carga e como valorizá-lo no mercado?
“Os planos de movimentação de carga (planos de rigging) são elaborados pelo projetista de movimentação de carga (rigger), profissional capacitado para o planejamento de movimentação de carga e legalmente habilitado (registro no conselho de classe competente), que é responsável pela elaboração do plano de movimentação de carga. O profissional certificado como projetista de movimentação de carga, para obter certificação por um OPC, deve demonstrar competência para elaborar o plano de movimentação de carga além de atender aos requisitos estabelecidos na ABNT NBR 17089:2023, Versão Corrigida: 2024.
Observar os requisitos de qualificação e certificação estabelecidos na ABNT NBR 17089 e buscar a certificação junto a um OPC habilitará e valorizará o projetista.”
Por que a Comissão de Estudo de Qualificação de Pessoas para Movimentação de Cargas com Equipamentos de Guindar está fazendo esta Norma; qual a relação?
“Para que o projetista de movimentação de carga tenha acesso aos procedimentos para o planejamento das operações de movimentação de carga, de maneira a obter a competência necessária para elaborar planos que proporcionem uma operação segura. Essa Norma irá complementar os requisitos para qualificação do projetista de movimentação de carga e irá estabelecer os critérios sobre o que esse plano deve conter e quando deve ser desenvolvido”.
Participe das Reuniões de Estudos
Convidamos toda a comunidade técnica a participar das reuniões da Comissão de Estudo, que acontecem mensalmente de forma on-line. A próxima reunião será realizada no dia 23/10 às 9h30 via Zoom.
Este é o momento ideal para contribuir com a elaboração de uma norma que impactará diretamente a segurança e eficiência das operações de movimentação de cargas. Clique aqui para se inscrever na reunião. Sua participação é fundamental para o avanço desta importante norma para o mercado.
Caso não consiga participar dessa reunião, entre em contato pelo WhatsApp neste link com a equipe Comissões Abendi para consultar o calendário das próximas reuniões.