Abendi apoia XV SIEN
Abendi apoia XV SIEN
Abendi apoia Simpósio de Metrologia para área da Saúde
Abendi apoia Simpósio de Metrologia para área da Saúde
Minuto Abendi | A influência da inteligência artificial na inspeção
Minuto Abendi | A influência da inteligência artificial na inspeção
Notícias Abendi | Entrevista de Vicente Abate, Presidente da Abendi em Encontros com o Futuro para a Rádio ESPM.
Notícias Abendi | Entrevista de Vicente Abate, Presidente da Abendi em Encontros com o Futuro para a Rádio ESPM.
Sim, chegamos aos 45 anos!
Sim, chegamos aos 45 anos!
previous arrow
next arrow

Blog Abendi

Minuto Abendi | A influência da inteligência artificial na inspeção

A utilização da Inteligência Artificial (IA) na inspeção industrial tem revolucionado a forma como as empresas monitoram a qualidade dos produtos, aumentam a eficiência operacional e reduzem custos, além de otimizar o tempo de todo o processo.

A IA é aplicada em diversas etapas da inspeção industrial, desde a detecção de defeitos em peças e produtos até a otimização do processo de fabricação. Algumas das técnicas de IA utilizadas na inspeção industrial incluem:

  1. “Visão computacional”: A IA é capaz de analisar imagens e não vídeos para identificar defeitos, como rachaduras, arranhões ou dimensões fora do padrão. Algoritmos de visão computacional podem ser treinados para reconhecer padrões específicos e classificar automaticamente os produtos como aceitáveis ou defeituosos. Otimizando o tempo de análise dos profissionais, sendo uma ferramenta parceira nesta do processo.
  2. “Aprendizado de Máquina”: Os algoritmos de aprendizado de máquina são frequentemente empregados para realizar análises preditivas e identificar padrões em grandes conjuntos de dados. Isso permite prever possíveis falhas no processo de produção antes mesmo que elas ocorram, contribuindo para a manutenção preventiva e a melhoria da qualidade. Exercendo um importante papel na previsão de eventos, que podem prejudicar o processo, e dessa forma otimizar o curso do procedimento.
  3. “Redes Neurais Artificiais”: As redes neurais artificiais são modelos computacionais inspirados no funcionamento do cérebro humano. Elas são capazes de aprender com dados e reconhecer características complexas em imagens ou outros tipos de sinais, tornando-as ideais para tarefas de inspeção industrial que demandam alta precisão. Esse reconhecimento de características em comum é uma excelente forma de tornar um processo alta precisão em algo simples e de fácil prática.
  4. “Processamento de Linguagem Natural”: Em algumas situações, a IA pode ser empregada na interpretação de relatórios, manuais e outros documentos técnicos relacionados à inspeção industrial. A capacidade de processar linguagem natural permite automatizar tarefas de análise de texto e extrair informações importantes para a tomada de decisões. Uma informação em específica, pode vir de forma concluída em poucos segundos.

Os benefícios da aplicação da IA na inspeção industrial incluem a redução de erros humanos, o aumento da rapidez e precisão na detecção de defeitos, a melhoria da eficiência dos processos de produção e a redução de custos operacionais. No entanto, é importante ressaltar que a implementação bem-sucedida da IA na inspeção industrial requer investimento em infraestrutura tecnológica, coleta de dados de qualidade e treinamento adequado dos algoritmos para garantir resultados confiáveis e precisos.
O futuro chegou, para os profissionais e as OPCs. A IA vai gerar impactos até mesmo na certificação de pessoas.

João Conte – Diretor Executivo da Abendi

CONHEÇA NOSSOS

SÓCIOS PATROCINADORES