Ao longo do ano de 2025 foram realizados no Brasil e em diversos outros países do mundo, diversas ações envolvendo o setor de instalações de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricas e mecânicas em atmosferas explosivas, sob o ponto de vista durante o ciclo total de vida deste tipo de instalações industriais “Ex”.
Nos âmbitos empresariais, normativos e legais foram realizadas diversas reuniões, seminários, workshops, fóruns, webinars, palestras, entrevistas, podcasts e treinamentos “on-line” e presenciais, com eventos praticamente diários.
Desta forma foram executadas uma quantidade significativa de ações e atividades nas áreas de segurança e tecnologia de equipamentos e instalações “Ex”, destinadas para ambientes de risco, contendo atmosferas explosivas, formadas por gases inflamáveis ou poeiras combustíveis, tanto para instalações terrestres como marítimas.
A realização continuada de ações como estas contribui para a elevação dos níveis de segurança e de conformidade técnica, normativa e legal das instalações de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricas e mecânicas “Ex”.
Como resultado destas constantes ações de segurança “Ex” podem também ser esperadas uma redução de acidentes catastróficos, explosões, perdas de patrimônio, perdas de vidas humanas e de danos ao meio ambiente.

Instalações em atmosferas explosivas formadas por gases ou líquidos inflamáveis, como indústrias químicas, petroquímicas, do petróleo & gás e farmacêuticas

Instalações em atmosferas explosivas formadas por poeiras combustíveis, como indústrias siderúrgicas, mineradoras, portuárias, alimentícias ou do agronegócio
São relacionadas a seguir algumas das ações “Ex” nacionais e internacionais mais significativas ocorridas ao longo do ano de 2025.
1. Primeiro laboratório brasileiro para ensaio de equipamentos “Ex” reconhecido pelo IECEx
Foi reconhecido internacionalmente no Sistema IECEx em 30/10/2025, o primeiro Laboratório brasileiro para ensaios de equipamentos de instrumentação, automação, telecomunicações e elétricos “Ex”, o MULTITESTE TELECOM SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES LTDA – TECHLAB, localizado na cidade de Santa Rita do Sapucaí, no Estado de Minas Gerais.
De acordo com o escopo de acreditação publicado pelo IECEx, o Laboratório de Ensaios de Equipamentos “Ex” do TECHLAB foi aprovado para executar ensaios para equipamentos com os seguintes tipos de proteção “Ex”:
- IEC 60079-0: Requisitos gerais para equipamentos elétricos e mecânicos “Ex”
- IEC 60079-1: Equipamentos protegidos por invólucro à prova de explosão – Tipo de proteção Ex “d”
- IEC 60079-2: Equipamentos protegidos por invólucro pressurizado – Tipo de proteção Ex “p”
- IEC 60079-7: Equipamentos protegidos por segurança aumentada – Tipo de proteção Ex “e”
- IEC 60079-11: Equipamentos protegidos por segurança intrínseca – Tipo de proteção Ex “i”
- IEC 60079-15: Equipamentos protegidos pelo Tipo de proteção Ex “n”
- IEC 60079-18: Equipamentos protegidos por encapsulamento – Tipo de proteção Ex “m”
Sob o ponto de vista HISTÓRICO de laboratórios de ensaio de equipamentos “Ex” existentes no Brasil, em 1958 foi inaugurado o Laboratório de Ensaios de Equipamentos “Ex” com invólucros metálicos do tipo “à prova de explosão” do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE/USP) da Universidade de São Paulo (USP), na cidade de São Paulo, com o apoio da PETROBRAS.
Na década de 1970 o laboratório da UCIEE (União Certificadora de Equipamentos Elétricos) também realizada ensaios de equipamentos para atmosferas explosivas, de acordo com as normas técnicas vigentes na época. Posteriormente, na década de 1990 o laboratório da UCIEE foi incorporando à TÜV RHEINLAND DO BRASIL. No presente momento aquele laboratório encontra-se acreditado pelo Inmetro para executar ensaios gerais para equipamentos “Ex” (ABNT NBR IEC 60079-0) e ensaios para os tipos de proteção Ex “e”, Ex “m” e Ex “d”.
Em 1986 foi inaugurado o LABEx (CEPEL/ELETROBRÁS), na localidade de Adrianópolis, em Nova Iguaçu (RJ), laboratório brasileiro capaz de realizar ensaios de equipamentos elétricos de acordo com seu tipo de proteção “Ex”, incluindo Ex “i”, Ex “e”, Ex “p”, Ex ”d”, Ex “o” e Ex “q”.
Em 2003 o LABELO (Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica), localizado em Porto Alegre/RS, ligado à PUC/RS, obteve acreditação do Inmetro para a execução de ensaios de equipamentos com tipos de proteção “Ex”, de acordo com as normas vigentes na época, contando com suporte tecnológico do PTB (Physikalisch-Technische Bundesanstalt) da Alemanha e da UL (Underwriters Laboratories) dos EUA. Em 2019 o LABELO foi aprovado no âmbito internacional do IECEx para a execução de ensaios gerais para equipamentos “Ex” (IEC 60079-0) e para os tipos de proteção Ex “i”, Ex “e”, Ex “n”, Ex “d”, Ex “q”, Ex “o” e Ex “m”, como um ExATF (Additional Testing Facilities), operando em conjunto com a UL, que é um Organismo de Certificação (ExCB) e um Laboratório de Ensaio (ExTL) reconhecido internacionalmente pelo IECEx.
Fundado em 2009, o TECHMULTLAB, localizado em São Paulo/SP se tornou o primeiro laboratório brasileiro de certificação “Ex” a ser acreditado pelo Inmetro para a execução de ensaios envolvendo equipamentos para instalação em áreas classificadas contendo poeiras combustíveis, com o tipo de proteção Ex “t” (ABNT NBR IEC 60079-31). Faz parte da acreditação nacional a execução de ensaios para os tipos de proteção Ex “d”, Ex “e”, Ex “i”, Ex “m”, Ex “n”, Ex “o”, Ex “p” e Ex “t”. O TECHMULTLAB executou, em 2020, ensaios de equipamentos “Ex” para fabricantes brasileiros de equipamentos “Ex”, executando ensaios “Ex” para um fabricante brasileiro de equipamentos “Ex”, de forma similar a um “ExATF” no Sistema Internacional IECEx, sob supervisão de Laboratório de Ensaios “Ex” reconhecido no IECEx, de acordo com o indicado na página IECEx OD 024 – Testing Register – Offsite and Witness Testing Agreements.
Em 2014 o laboratório da INTERKEK DO BRASIL INSPEÇÕES, localizado em São Caetano/SP, recebeu acreditação pelo Inmetro para a execução de ensaios gerais para equipamentos “Ex” (ABNT NBR IEC 60079-0) e ensaios para os tipos de proteção Ex “e”, Ex “m”, Ex “n”, Ex “i” e Ex “d”.
Em 2022 foi acreditado pelo Inmetro o Laboratório de Ensaios de equipamentos “Ex” do DEKRA Brasil, localizado na cidade de Atibaia, no Estado de São Paulo. O escopo de acreditação deste Laboratório de Ensaios de equipamentos “Ex” pelo Inmetro abrange alguns ensaios (escopo parcial) relacionados aos tipos de proteção Ex “d”, Ex “e” e Ex “i”.
Em 2023 foi acreditado pelo Inmetro o Laboratório de Ensaios de equipamentos elétricos e mecânicos “Ex” CPEx, localizado na cidade de Hortolândia/SP. O escopo de acreditação deste Laboratório de Ensaios de equipamentos elétricos e mecânicos “Ex” pelo Inmetro abrange os seguintes tipos de proteção Ex “d”, Ex “e”, Ex “i”, Ex “m”, Ex “n”, Ex “op”, Ex “p”, Ex “t” e Ex “h” (conceitos de proteção “b”, “c” e “k”).
Em 2024 foi acreditado pelo INMETRO os serviços de Ensaios de Equipamentos “Ex” do Laboratório MULTITESTE TELECOM SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES LTDA – TECHLAB, abrangendo ensaios de equipamentos de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricos e mecânicos “Ex”, com base nas Normas Técnicas Brasileiras adotadas das Séries ABNT NBR IEC 60079 e ABNT NBR ISO 80079.

No atual momento, dando continuidade à longa história de cerca de 70 anos da existência de Laboratórios Brasileiros para Ensaios de Equipamentos “Ex”, foi reconhecido no IECEx, em 30/10/2025, os serviços de Ensaios de Equipamentos “Ex” do Laboratório MULTITESTE TELECOM SERVIÇOSDE TELECOMUNICAÇÕES LTDA – TECHLAB, abrangendo ensaios de equipamentos de instrumentação, automação, telecomunicações e elétricos “Ex”, com base nas Normas Técnicas das Séries IEC 60079.
Mais informações sobre o escopo de reconhecimento do Laboratório de Ensaios de Equipamentos de instrumentação, automação, telecomunicações e elétricos “Ex” do TechLab estão disponíveis na página do IECEx / Documento Operacional IECEx OD 001 (safety): https://www.iecex.com/resources-and-news/od001/?Country=2&Type=2&Acronym=&CertificationStandard=&action_doOnlineDBSearch=Search
2. Sistema de certificação de competências “Ex” do IECEx atinge mais de 12.000 certificados de conformidade emitidos
O Sistema internacional de certificação de conformidade de competências pessoais “Ex” do IECEx, lançado em 2010, atingiu em 12/2025 o total de mais 12.000 certificados emitidos para profissionais de 46 países do mundo. Este total inclui mais de 280 certificados “Ex” conquistados por profissionais brasileiros, emitidos por Organismos de Certificação aprovados internacionalmente no Sistema IECEx para o esquema de certificação de competências pessoais “Ex”, abrangendo as seguintes Unidades de Competências Ex 001, Ex 002, Ex 003, Ex 004, Ex 006, Ex 007, Ex 008, Ex 009, Ex 010 e Ex 011.
Destaque para países como a Coreia, China e Singapura, que possuem, cada um, muitas centenas de profissionais “Ex” competentes. Este tipo de demanda é decorrente, dentre outras “motivações”, às necessidades da presença destes tipos de profissionais com “certificação de competências pessoais Ex”, para atendimento de requisitos contratuais de empresas contratantes, demandantes de fabricação de novas plataformas e navios FPSO nos estaleiros daqueles países.
Em especificações técnicas e documentos de licitações e de contratos de diversas empresas da indústria do petróleo, tanto no Brasil como em diversos outros países do mundo, existem requisitos contratuais com a exigência de que profissionais envolvidos em trabalhos de campo em áreas classificadas tenham a devida certificação de suas competências pessoais “Ex”, como por exemplo as atividades de inspeções iniciais e periódicas “Ex” (Unidades de Competências Pessoais Ex 007 e Ex 008).

Uma “guia de orientações” contendo o “passo a passo” para a obtenção de certificação de competências pessoais “Ex” é apresentada na Guia IECEx 05 A: Orientações e instruções para inscrição para obter um Certificado de Competências Pessoais “Ex”. http://www.iecex.com/assets/Uploads/IECEx-Guide-05A-Ed2.1-pt-rev-3.pdf
Todos os certificados internacionais de conformidade de competências pessoais “Ex” emitidos no sistema IECEx, abrangendo as 12 (doze) Unidades de Competências Pessoais “Ex” (Ex 000 a Ex 011) estão disponíveis para acesso público, na íntegra, no sistema de certificação “on-line” do IECEx: https://www.iecex-certs.com/#/home
3. Décimo Encontro sobre Atmosferas Explosivas da Abendi
O 10º Encontro sobre Atmosferas Explosivas promovido pela Abendi foi realizado nos dias 13 a 15/08/2025. Este Encontro “Ex”, realizado no Centro de Convenções Milenium, em São Paulo, contou com a presença de mais de 200 profissionais envolvidos com o tema “Ex”.
Dentre os principais temas que são abordados a cada edição destes Encontros anuais “Ex” da Abendi podem ser destacados:

O sistema de certificação de equipamentos mecânicos “Ex”, apresentação das características e objetivos gerais dos sistemas de certificação “Ex”, requisitos de certificação “Ex” para o Ciclo Total de Vida das Instalações contendo Atmosferas Explosivas. Dentre os principais temas que são abordados a cada edição destes Encontros anuais “Ex” da Abendi podem ser destacados: O sistema de certificação de equipamentos mecânicos “Ex”, apresentação das características e objetivos gerais dos sistemas de certificação “Ex”, requisitos de certificação “Ex” para o Ciclo Total de Vida das Instalações contendo Atmosferas Explosivas. Experiências em Certificação de Competências Pessoais “Ex”, experiências em Certificação de Oficinas de Serviços de Reparo “Ex”, a necessidade das empresas usuárias de equipamentos e instalações “Ex” na contratação de empresas de prestação de serviços “Ex” competentes e certificados, requisitos de montagem e de inspeção de instalações elétricas e de instrumentação em áreas classificadas, avaliação de risco em áreas contendo poeiras combustíveis (DHA – Dust Hazard Analysis) e equipamentos e sistemas com o padrão Ethernet APL / 2-WISE – Ethernet intrinsecamente segura a dois fios.


O 11º Encontro Anual “Ex” da Abendi está programado para ser realizado em 08/2026, no Milenium Convention Center, em São Paulo. Acesse aqui!
4. Empresas brasileiras de serviços de inspeção, manutenção, reparo, revisão e recuperação de equipamentos “Ex” certificadas no Brasil
Foram certificadas no Brasil, até 12/2025, de forma voluntária, por meio de Organismos de Certificação brasileiros que atuam na área sobre “atmosferas explosivas”, cerca de 120 empresas brasileiras de SERVIÇOS de inspeção, manutenção, reparo, revisão e recuperação de equipamentos “Ex”.
Até o presente momento, desde 2009, existem no Brasil, mais de 112 empresas de serviços de reparo, revisão ou recuperação de equipamentos “Ex” certificadas, localizadas em 17 Estados e Distrito Federal (AL, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PE, PR, RN, RJ, RS, SC e SP), envolvendo diversos tipos de equipamentos de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricos e mecânicos “Ex”, incluindo aquecedores elétricos, motores elétricos de alta e baixa tensão, invólucros de painéis elétricos, caixas de terminais (junction box), luminárias, botoeiras, projetores portáteis, lanternas, plugues, tomadas, sistemas de intercomunicação industrial, sistemas de CFTV, cabeçotes de impressão, servomotores, rádios transceptores, smartphones, tablets, ambientes pressurizados (Ex “p” e Ex “v”), motobombas submersíveis, motoredutores e equipamentos não elétricos “Ex” (marcação Ex “h”).
Estas Empresas Brasileiras de serviços de REPARO e RECUPERAÇÃO de equipamentos “Ex”, foram certificadas com base nos requisitos de sistema de gestão qualidade, ferramental, equipamentos, procedimentos de trabalho e competências pessoais de profissionais executantes e profissionais responsáveis pelos serviços de recuperação “Ex” especificados na Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-19 – Reparo, revisão, recuperação e modificação de equipamentos para atmosferas explosivas.
Foram certificadas em 2021 e 2025 as primeiras CINCO Empresas Brasileiras de Serviços de INSPEÇÃO e MANUTENÇÃO “Ex”, com base nos requisitos técnicos, de competências pessoais e de gestão da qualidade especificados na Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-17 – Inspeção e manutenção de equipamentos e instalações em atmosferas explosivas.
A demanda pela CERTIFICAÇÃO de Empresas de Serviços “Ex” brasileiras tem sido motivada por meio de Empresas Brasileiras proprietárias de equipamentos “Ex” e usuárias de instalações de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricas e mecânicas “Ex”, que incluem, desde 2009, exigências CONTRATUAIS de certificação de Empresas de Serviços “Ex” e de Competências Pessoais “Ex”.
Uma listagem das empresas brasileiras de SERVIÇOS “Ex” certificadas por Organismos de Certificação “Ex” brasileiros encontra-se disponível em: https://drive.google.com/file/d/1s6pZt5PrCiaKmqjd0_RL8K881XUTOcEV/view?usp=drive_link
5. Quinto Summit do Instituto PCRS – Poeiras Combustíveis, Riscos e Soluções
Foi realizado nos dias 13 e 14/05/2025, em Chapecó/SC o 5º Summit do Instituto de Poeiras Combustíveis, Riscos e Soluções (PCRS), reunindo profissionais de quatro países em um evento marcado pela troca de experiências e colaboração. O PCRS é uma entidade dedicada a promover encontros periódicos com o objetivo de disseminar conhecimento e conscientização sobre os riscos associados aos processos industriais que envolvem poeiras combustíveis, além de apresentar metodologias para prevenção de incidentes e redução de danos.
Os encontros do PCRS oferecem diversas atividades, incluindo palestras, workshops, demonstrações de produtos e discussões lideradas por especialistas renomados do mercado nacional e internacional. O foco do PCRS é catalisar uma mudança significativa no panorama atual da segurança das instalações “Ex” em áreas classificadas contendo poeiras combustíveis, por meio da educação e conscientização. Os temas abordados incluem regulamentações, legislações, automação, tecnologias e medidas preventivas e de proteção contra explosões causadas por poeiras combustíveis.
Foram discutidos, dentre outros, aspectos de mapeamento de risco e gestão de crises, classificação de áreas contendo poeiras combustíveis, interação de especialidades para uma indústria mais segura, prevenção e mitigação de riscos de explosões, DHA e instalações elétricas em áreas classificadas.

6. Novos certificados obtidos por fabricantes brasileiros de equipamentos e componentes “Ex” no IECEx
De acordo com o sistema de certificação “on-line” do IECEx, até 12/2025 haviam sido obtidos por fabricantes brasileiros um total de 277 Certificados de Conformidade (ExCoC) para equipamentos e componentes “Ex”, 243 Relatórios de Ensaios(ExTR) e 188 Relatórios de Avaliação do Sistema de Gestão da Qualidade (ExQAR).
A obtenção de certificação internacional IECEx pode ser atualmente considerada como uma “boa prática” adotada por vários fabricantes de equipamentos eletrônicos, de automação, instrumentação, telecomunicações, elétricos e mecânicos “Ex” que pretendem também exportar e comercializar seus produtos em outros países, dentro do atual mercado internacional, juntamente com um adequado suporte divulgação e marketing. Pela sua ampla aceitação e reconhecimento mundial, a obtenção de certificação IECEx tem sido considerada como sendo um “passaporte” para o mercado internacional.
Com base nas informações públicas disponibilizadas no sistema “on-line” de certificação do IECEx, podem ser citados como exemplos de alguns fabricantes brasileiros de equipamentos e componentes “Ex” que já buscaram, até o presente momento, a certificação internacional “Ex”, de forma a comercializar no mercado externo: ACE Schmersal Eletroeletrônica Industrial, Altave Indústria, Comércio e Exportação de Aeronaves S.A., Alutal Controles Industriais, Consistec Controles e Sistemas de Automação, Dynamox, ExSuper Santae Equipamentos de Engenharia, Nova Smar, GE GEVISA, GE Vernova Equipamentos e Soluções Elétricas Ltda., Haenke Tubos Flexíveis, Sense Eletrônica, Sermatex Grün Equipamentos Elétricos, Tractian Tecnologia Ltda., Tramontina Eletrik, Telbra “Ex”, Trexcon Sistemas e Automação, Valtek Sulamericana, XPERT Empreendimentos Eletrônicos e WEG Drivers e Equipamentos Elétricos.
Todos os Certificados de Conformidade (ExCoC), Relatórios de Ensaios (ExTR) e Relatórios de Avaliação do Sistema de Gestão da Qualidade (ExQAR) emitidos no âmbito do IECEx estão disponíveis para acesso público em: https://www.iecex-certs.com
7. Workshop Atmosferas Explosivas – SATEx
Foi realizado no dia 03/07/2025, na cidade de Santos/SP, a segunda edição do Seminário Atmosferas Explosivas – SATEx. Este Seminário “Ex” teve como objetivo discutir a gestão de riscos. Proteção e prevenção contra explosões em áreas classificadas contendo a presença de poeiras combustíveis.
Estiveram presentes neste Workshop “Ex” mais de 100 profissionais, representantes de Empresas de Terminais Graneleiros Portuários, Autoridade Portuária de Santos, Empresas Farmacêuticas, Empresas de Classificação de áreas, Empresas de Projetos e Montagens “Ex”, Empresas de Consultoria “Ex”, fabricantes de equipamentos elétricos e mecânicos “Ex”, fabricante de sistemas industriais de pesagem em áreas classificadas e fornecedores de equipamentos “Ex” para atmosferas explosivas contendo poeiras combustíveis.

Foram apresentados e discutidos, dentre outros, tópicos “Ex” relacionados com as propriedades físico químicas das poeiras combustíveis, sistemas de prevenção e de mitigação de explosões de poeiras combustíveis, exemplos de serviços de classificação de áreas, boas práticas para serviços de inspeção de equipamentos e instalações “Ex”, especificação e características de dispositivos de segurança para monitoração aplicáveis a esteiras transportadoras e elevadores de canecas e ações preventivas de segurança das instalações em poeiras combustíveis.


8. Novos certificados de conformidade para equipamentos MECÂNICOS “Ex” emitidos no IECEx
Foram emitidos desde 2016 até 12/2025 mais de 1410 certificados internacionais IECEx para equipamentos mecânicos “Ex”, destinados para instalação em áreas classificadas contendo atmosferas explosivas de gases inflamáveis ou de poeiras combustíveis, de acordo com as Normas internacionais ISO 80079-36 e ISO 80079-37.
Podem ser citados como exemplos de equipamentos mecânicos com certificação “Ex”, compressores, ventiladores, bombas, caixas com engrenagens de velocidade, skid para medição de gás, acoplamentos para equipamentos rotativos, freios, motores hidráulicos e pneumáticos, agitadores ou misturadores para tanques, medidores rotativos, flutuantes ou do tipo turbina, combinações de dispositivos para a fabricação de máquinas (como elevadores, esteiras rolantes, transportadores de canecas), sistemas fixos ou portáteis de ar condicionado, atuadores mecânicos para válvulas de controle, sistemas de “festoon” para suportação mecânica cabos de pontes rolantes, aspiradores pneumáticos de material particulado, sistemas de enrolamento de “risers” umbilicais para FPSO e resfriadores do tipo “vortex”.
Os certificados internacionais para equipamentos mecânicos “Ex” encontram-se disponíveis para acesso público, na íntegra, no sistema no sistema “on-line” de certificação do IECEx e podem ser encontrados com a pesquisa pelas Normas “ISO 80079-36” ou “ISO 80079-37”. https://www.iecex-certs.com
9. Novos certificados de competências pessoais IECEx obtidos por profissionais brasileiros
Foram emitidos até 12/2025 mais de 280 certificados internacionais de conformidade de competências pessoais “Ex” para profissionais brasileiros.
Estes certificados foram emitidos por diferentes Organismos de certificação de pessoas reconhecidos pelo IECEx, após a realização de exames teóricos e práticos sobre as unidades de certificação “Ex” avaliadas nos processos de certificação “Ex” e incluem em seu escopo as Unidades de Competências pessoais, obtidas por profissionais “Ex” brasileiros:
- Ex 001: Aplicação dos princípios básicos de proteção “Ex” em atmosferas explosivas
- Ex 002: Serviços de classificação de áreas
- Ex 003: Montagem de equipamentos e instalações “Ex”
- Ex 004: Manutenção de equipamentos e instalações “Ex”
- Ex 006: Testes e comissionamento de equipamentos e instalações “Ex”
- Ex 007: Inspeções visuais e apuradas em atmosferas explosivas
- Ex 008: Inspeções detalhadas em atmosferas explosivas
- Ex 009: Projeto de instalações e sistemas de fiação em áreas classificadas
- Ex 010: Auditorias de instalações e sistemas de fiação em áreas classificadas
- Ex 011: Requisitos básicos de segurança de instalações com hidrogênio
Estas Unidades de Competências pessoais “Ex” estão associadas com serviços a serem executados ou supervisionados por profissionais com base nos requisitos indicados nas Normas Técnicas internacionais aplicáveis, as quais são adotadas pela ABNT:
- ABNT NBR IEC 60079-10-1 – Serviços de classificação de áreas contendo gases inflamáveis
- ABNT NBR IEC 60079-10-2 – Serviços de classificação de áreas contendo poeiras combustíveis
- ABNT NBR IEC 60079-14 – Serviços de projeto, seleção de equipamentos e montagem de instalações “Ex”
- ABNT NBR IEC 60079-17 – Serviços de inspeção e manutenção de equipamentos e instalações “Ex”
- ABNT NBR IEC 60079-19 – Serviços de recuperação de equipamentos elétricos e mecânicos “Ex”
Pode ser verificado no presente momento, no mercado de trabalho nacional, uma crescente “oferta” de profissionais “Ex” certificados no Brasil, a qual tem como base uma respectiva e crescente “demanda” por profissionais “Ex” certificados, os quais são requeridos de forma CONTRATUAL por empresas brasileiras da indústria do petróleo e petroquímico, bem como por empresas que prestam estes serviços, como empresas brasileiras de engenharia, empresas de inspeção e estaleiros de fabricação de FPSO.
Este ciclo “virtuoso” de certificação de competências pessoais “Ex”, já utilizado por diversas empresas do Brasil e do mundo, apresenta como um dos seus objetivos a devida “CONFIANÇA” na contratação de profissionais que tenham sido avaliados em suas competências pessoais e sejam periodicamente acompanhados por Organismos de Certificação de Pessoas, no sentido de avaliar a continuidade e atualidade das competências e conhecimentos dos profissionais com certificação “Ex”.
10. Atualização de Normas Técnicas internacionais do TC-31 da IEC sobre de equipamentos e instalações de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricas e mecânicas em atmosferas explosivas
No âmbito internacional, foram elaboradas, revisadas ou atualizadas em 2025 pelo TC-31 (Equipment for explosive atmospheres), com a participação dos 54 países representados, incluindo o Brasil, foram publicadas as seguintes normas internacionais sobre atmosferas explosivas:
São indicadas a seguir as Normas que foram elaboradas pelo TC-31 e publicadas pela IEC ao longo de 2025:
| Número da Norma | Edition | Data da publicação | Título |
| IEC 60079-18 | 5.0 | 2025-05 | Explosive atmospheres – Part 18: Equipment protection by encapsulation “m” |
| IEC 60079-19 | 5.0 | 2025-07 | Explosive atmospheres – Part 19: Equipment repair, overhaul and reclamation (ELECTRICAL and NON-ELECTRICAL “Ex” equipment) |
| IEC 60079-28 | 3.0 | 2025-11 | Explosive atmospheres – Part 28: Protection of equipment and transmission systems using optical radiation |
| IEC 60079-29-0 | 1.0 | 2025-11 | Explosive atmospheres – Part 29-0: Gas detectors – General requirements and test methods, and possible supplementary parts |
| IEC IEEE 60079-30-1 | 2.0 | 2025-09 | Electrical resistance trace heating – General and testing requirements |
| IEC IEEE 60079-30-2 | 2.0 | 2025-09 | Electrical resistance trace heating – Guidance on application for design, installation and maintenance |
| IEC 60079-45 | 1.0 | 2025-08 | Electrical ignition systems for internal combustion engines |
11. Evolução das Normas Técnicas Brasileiras adotadas “Ex” das Séries ABNT NBR IEC 60079 e ABNT NBR ISO 80079 publicadas pela ABNT
A ABNT atingiu, em 2025, o significativo marco de publicação ou atualização de 116 normas técnicas brasileiras adotadas sobre o tema “atmosferas explosivas”.
As Normas Técnicas brasileiras adotadas das Séries ABNT NBR IEC 60079 (atmosferas explosivas) e ABNT NBR ISO 80079 (equipamentos mecânicos “Ex”), idênticas às respectivas normas técnicas internacionais, vêm sendo publicadas ou atualizadas desde 2005, quando foi publicada pela ABNT a primeira norma técnica brasileira adotada da Série ABNT NBR IEC 60079.
As Normas Brasileiras sobre equipamentos e instalações em atmosferas explosivas relacionadas com o segmento “Ex” vêm sendo publicadas no Brasil desde o final dos anos 1960. O início da elaboração de Normas Técnicas brasileiras da ABNT sobre atmosferas explosivas ocorreu em 1968, com a publicação do Projeto de Norma “experimental” P-EB-239 – Equipamentos com invólucros à prova de explosão. Em 1969 foi publicada pela ABNT o projeto de Norma “experimental” P NB-158 – Instalações Elétricas em Ambientes com Líquidos, Gases ou Vapores Inflamáveis.
Ao longo das décadas de 1970 a 1990 foram publicadas outras normas brasileiras sobre o tema “Ex”, porém sem representar uma devida harmonização, equivalência ou adoção das respectivas normas técnicas internacionais, o que somente veio a ocorrer ao longo da primeira década dos anos 2000.
Todas as Normas Técnicas Brasileiras adotadas das Séries ABNT NBR IEC 60079 e ABNT NBR ISO 80079 são elaboradas ou atualizadas pelas seis Comissões de Estudo que compõe o Subcomitê SCB 003.031 (Atmosferas explosivas) da ABNT/CB/003 (Eletricidade)
Os profissionais brasileiros participantes destas Comissões de Estudo se reúnem continuamente para analisar os documentos técnicos recebidos do TC 31 (Equipment for explosive atmospheres) da IEC e para contribuir com comentários elaborados com base em experiências existentes em empresas, entidades ou associações brasileiras, para o aperfeiçoamento das normas técnicas internacionais, com base em comentários enviados para a IEC em nome do Comitê Brasileiro para a IEC – Cobei (Brazilian National Committee of the IEC). Fazem parte destas seis Comissões de Estudo dezenas de profissionais brasileiros envolvidos em equipamentos e instalações elétricas e mecânicas em atmosferas explosivas, representantes de diversas Empresas, Entidades, Associações e Organismos.
Em 2025 foram completados 20 anos da publicação da primeira norma técnica brasileira adotada da Série ABNT NBR IEC 60079, totalmente idêntica à respectiva Norma Técnica Internacional publicada pelo TC 31 da IEC. A Norma ABNT NBR IEC 60079-17 – Atmosferas explosivas – Parte 17: Manutenção e inspeção de equipamentos e instalações “Ex”, publicada inicialmente em 2005 (inédita na normalização técnica nacional) teve a sua quarta edição publicada em 2025.


2005/2025: Vinte anos da publicação da primeira Norma Brasileira Adotada da Série ABNT NBR IEC 60079
Pode ser citada a participação nas contínuas reuniões das seis Comissões de Estudo do Subcomitê SCB 003.031, de representantes de fabricantes de equipamentos elétricos, eletrônicos, de instrumentação, de automação, de telecomunicações e mecânicos “Ex”, bem como de empresas proprietárias ou usuárias de serviços, instalações e equipamentos “Ex” das áreas de Petróleo & Gás, química, petroquímica, agroindústria, armazenamento de grãos, sucroalcooleira, de alimentos e portuária, além de provedores de treinamentos “Ex”, Organismos de Certificação “Ex” e Empresas de Serviços “Ex”.
Participam destas reuniões representantes de Empresas de serviços de PROJETO “Ex”, Empresas de serviços de MONTAGEM “Ex”, Empresas de serviços de MANUTENÇÃO “Ex”, Empresas de serviços de INSPEÇÃO “Ex”, Empresas de serviços de REPARO, REVISÃO e RECUPERAÇÃO de equipamentos elétricos e mecânicos “Ex”, Empresas de serviços de classificação de áreas.
Pode ser citada também a efetiva participação de representantes de Organismos de Certificação de equipamentos elétricos e mecânicos “Ex”, Organismos de Certificação de Empresas de Serviços “Ex”, Organismos de Certificação de Competências Pessoais “Ex”, Laboratórios de ensaios de equipamentos elétricos e mecânicos “Ex”, além de Provedores de Treinamento “Ex”, Empresas de Consultoria, Órgãos de Classe e Associações envolvidas com o tema “equipamentos e instalações em atmosferas explosivas”.
As Norma adotadas no Brasil das Séries ABNT NBR IEC 60079 e ABNT NBR ISO/IEC 80079 (Equipamentos mecânicos “Ex”) são IDÊNTICAS em conteúdo técnico, estrutura e redação e sem desvios técnicos nacionais em relação às respectivas normas internacionais da IEC, elaboradas pelo TC-31 da IEC, de acordo com a ABNT DIRETIVA 3 – Adoção de documentos técnicos internacionais. O Brasil é um membro participante do TC 31 da IEC, com direitos e deveres de apresentar comentários para a melhoria, evolução e aperfeiçoamento das normas técnicas internacionais da IEC, participando de todos o processo de revisão, atualização, votação, aprovação e publicação, executando, posteriormente os trabalhos de ADOÇÃO destas normas INTERNACIONAIS como normas NACIONAIS do tipo ABNT NBR IEC.
12. Atualização de Normas Técnicas brasileiras adotadas sobre “atmosferas explosivas” em 2025
No âmbito nacional do COBEI e da ABNT, as seis Comissões de Estudo do Subcomitê SCB 003:031 (Atmosferas explosivas) da ABNT/CB-003 (Eletricidade) trabalharam para a elaboração e atualização das respectivas normas técnicas brasileiras das Séries ABNT NBR IEC 60079 e ABNT NBR ISO 80079, de forma a manter a devida equivalência com as atuais edições das normas internacionais. Foram realizadas por estas seis Comissões de Estudo do Subcomitê SCB 003:031 da ABNT/CB-003 diversas reuniões remotas ao deste longo do ano.
Foram realizados pelas Comissões de Estudo do SCB 003.031 pela ABNT ao longo de 2025, os trabalhos de elaboração ou atualização das seguintes Normas ou Especificações Técnicas Brasileiras sobre equipamentos e instalações em atmosferas explosivas, sem desvios técnicos em relação às respectivas normas técnicas internacionais da IEC:
- ABNT NBR IEC 60079-11: Atmosferas explosivas – Parte 11: Proteção de equipamentos por segurança intrínseca (Ex “i”)
- ABNT NBR IEC 60079-17: Atmosferas explosivas – Parte 17: Inspeção e manutenção de equipamentos e instalações “Ex”
- ABNT NBR IEC 60079-18: Atmosferas explosivas – Parte 18: Proteção de equipamentos por encapsulamento (Ex “m”) (término da etapa de Consulta Nacional em 11/2025)
- ABNT NBR IEC 60079-29-1: Atmosferas explosivas – Parte 29-1: Detectores de gás – Requisitos de desempenho para gases inflamáveis
- ABNT IEC TS 60079-44: Atmosferas explosivas – Parte 44: Competências pessoais
- ABNT NBR ISO/IEC 80079-49: Atmosferas explosivas – Parte 49: Corta-chamas – Requisitos de desempenho, métodos de ensaio e limites de utilização
Encontram-se atualmente EM PROCESSO DE ELABORAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO pelas Comissões de Estudo do Subcomitê SCB 003.031 do Cobei as seguintes normas técnicas brasileiras:
- ABNT NBR IEC 60079-14: Atmosferas explosivas – Parte 14: Projeto, seleção, montagem e inspeções iniciais de instalações elétricas “Ex”. Trabalhos sendo executados pela Comissão de Estudo CE 003.031.001
- ABNT NBR IEC 60079-19: Atmosferas explosivas – Parte 19: Reparo, revisão e recuperação de equipamentos “Ex”. Trabalhos sendo executados pela Comissão de Estudo CE 003.031.006
- ABNT NBR IEC 60079-28: Atmosferas explosivas – Parte 28: Proteção de equipamentos e sistemas de transmissão utilizando radiação óptica. Trabalhos sendo executados pela Comissão de Estudo CE 003.031.004
- ABNT NBR IEC 60079-29-0: Atmosferas explosivas – Parte 29-0: Detectores de gases – Requisitos gerais, métodos de ensaios e possíveis requisitos suplementares. Trabalhos sendo executados pela Comissão de Estudo CE 003.031.003
Mais informações sobre o estágio atual de evolução das Normas Técnicas Brasileiras das Séries ABNT NBR IEC 60079 e ABNT NBR ISO 80079 estão disponíveis na página do Subcomitê SCB 003.031 da ABNT/CB-003 (COBEI):
https://cobei-sc-31-atmosferas-explosivas.blogspot.com/
13. Reuniões plenárias do TC-31 (Equipment for Explosive Atmospheres) da IEC em 2025
Foram realizadas de forma presencial, entre os dias 06 e 17/10/2025, na cidade de Norwood, nos EUA, as reuniões Plenárias do TC 31 da IEC e de seus Subcomitês SC 31G, SC 31J, SC 31M, para discussão geral do andamento das Normas das Séries IEC 60079 e ISO/IEC 80079 e ações a serem tomadas para o desenvolvimento dos trabalhos em andamento por parte dos respectivos Grupos de Trabalho (Maintenance Teams) e Subcomitês.
O Technical Committee IEC TC-31 (Equipment for explosive atmospheres) é atualmente composto por um total de 54 países, sendo 38 países membros do tipo “P” – “Participante” (com direito a voto) e 16 países membros do tipo “O” – “Observador”. O Brasil ocupa a posição de membro do tipo “P” neste Comitê Técnico, com deveres e direitos de participar da elaboração e da atualização da normalização técnica internacional nesta área da tecnologia “Ex”.
Estiveram presentes nestas reuniões plenárias do TC 31 da IEC, dezenas de representantes dos Comitês Nacionais de Normalização de diversos países.
13.1 Proposta de atualização da marcação de equipamentos não elétricos “Ex”
Diversos comitês nacionais e membros do SC 31M/WG1 solicitaram a melhoria das informações apresentadas para a marcação de equipamentos não elétricos “Ex”, de forma a assegurar a identificação adequada para instalação, inspeção, manutenção e recuperação. São apresentadas a seguir as propostas das novas marcações que se encontram em fase de ANÁLISE no âmbito do TC 31 / SC 31M / WG1, para os tipo de proteção Ex “h” para EQUIPAMENTOS NÃO ELÉTRICOS “Ex”:
- hBa; hBb; hBc para o conceito de proteção “b” (Controle de fontes de ignição)
- hCa; hCb; hCc para o conceito de proteção “c” (Segurança construtiva)
- hKa; hKb; hKc para o conceito de proteção “k” (Imersão em líquido)
- Nos casos nos quais somente forem aplicáveis os conceitos de avaliação da existência e mitigação de fontes potenciais de ignição, de forma a não se tornarem fontes ativas, de acordo com os requisitos da Norma ISO 80079-36: hAa, hAb, hAc
13.2 Novo tipo de proteção Ex “f” – Dispositivos elétricos de segurança “Ex” – Norma IEC 60079-42
Encontra-se em fase de CDV a 1ª Edição da Norma IEC 60079-42: Explosive atmospheres – Part 42: Electrical safety devices for the control of potential ignition sources for “Ex” equipment.
São indicadas a seguir as “Principais alterações técnicas” introduzidas na Edição 1.0 desta Norma IEC 60079-42 (2016), em relação à edição anterior da IEC TS 60079-42 (2016)
- O tipo de proteção Ex “f”, incluindo a marcação, foi implementado e acordado com o Grupo de Trabalho WG-22, o qual tem responsabilidade de atualização da Norma IEC 60079-0 – Equipamentos “Ex” – Requisitos gerais
- O requisito da Norma IEC 60079-42 é atingir o Nível de Proteção de Equipamento (EPL) relevante e NÃO o nível integridade de segurança (SIL)
- A TABELA 1 da Norma IEC 60079-42 apresenta o RRF (Fator de Redução de Risco de ignição) mínimo para uma função de segurança “Ex”, de forma a atingir um determinado EPL requerido. A nova edição apresenta as informações necessárias referentes ao Fator de Redução de Risco (RRF) de ignição

