Este método está sendo muito utilizado pelas companhias de saneamento para a detecção de vazamentos nas tubulações existentes, possibilitando uma diminuição das perdas de água. Neste método são utilizados normalmente três equipamentos: haste de escuta, geofone eletrônico e o correlacionador de ruídos. A haste de escuta é utilizada para se obter um primeiro mapeamento das indicações de ocorrências de vazamentos. O geofone eletrônico é utilizado em uma segunda fase, analisando-se os pontos suspeitos identificados através da haste de escuta. O equipamento correlacionador é uma ferramenta essencial para a localização e confirmação de vazamentos.
1. Envie os documentos e evidências destacados abaixo através do Painel SNQC (acesse aqui), utilize o mesmo login e senha da área restrita. Se você ainda não é cliente Abendi, utilize a opção “ainda não sou cadastrado”.
- Formulário de solicitação de exames – FM 003.
- Código de ética – RI 005
- Aptidão física: Acuidade visual – FM 005
- Atestado médico comprovando a acuidade auditiva satisfatória, de acordo com o item 5.3 da norma NA 002
- Cópia do RG, CNH ou CREA.
- Cópia do CPF
- 01 foto 3×4 (recente)
- Cópia do certificado de escolaridade
- Cópia do certificado do treinamento (não aceitamos declaração e o treinamento deve ser realizado de acordo com os requisitos do DC 038)
- Comprovante de experiência profissional, conforme definido na NA 002 (Modelo de declaração de experiência profissional)
Formas de comprovação de experiência profissional:
Empregado: cópia da carteira profissional comprovando vínculo empregatício e declaração em papel timbrado da empresa com carimbo de CNPJ, especificando as atividades desenvolvidas para o método solicitado (CLT + declaração)
Autônomo: cópia do contrato ou do RPA com recolhimento comprovado do INSS e a declaração em papel timbrado (contrato + declaração)
Empregado próprio: cópia do contrato social da empresa e declaração em papel timbrado
Atenção: O boleto para pagamento do exame teórico será emitido após a aprovação da documentação enviada.
2. Confirme sua inscrição através do pagamento do boleto bancário enviado. Confira os valores do processo de certificação (FMP 014-AF).
3. Após a confirmação de sua inscrição serão agendados os exames teóricos de acordo com a disponibilidade de vagas, número de candidatos inscritos e local escolhido pelo candidato.
4. Após aprovação nos exames teóricos, o candidato deverá realizar o pagamento do exame prático, através do boleto bancário enviado.
Atenção: Os exames são agendados conforme a disponibilidade de atendimento do Centro de Exames de Qualificação (CEQ) escolhido. Os candidatos reprovados devem concluir o processo de certificação em no máximo 24 meses, contados a partir da primeira aprovação do exame teórico.
A renovação ou recertificação deve ser enviada pelo profissional antes da data de validade de sua certificação.
Renovação: Após o vencimento da primeira data de validade, a certificação pode ser renovada pelo SNQC por mais um período de duração similar, desde que o profissional atenda aos requisitos da renovação, definidos na NA 002 .
Recertificação: Após 5 anos da renovação, o profissional deve ser recertificado pelo SNQC por um período similar, desde que atenda aos critérios de renovação e seja aprovado nos exames teóricos e práticos, definidos na NA 002 .
Solicitação da renovação ou recertificação
1. Envie os documentos e evidências destacados abaixo através do Painel SNQC (acesse aqui), utilize o mesmo login e senha da área restrita. Se você ainda não é cliente Abendi, utilize a opção “ainda não sou cadastrado”.
- Solicitação de Exames para recertificação ou renovação – FM 023
- Atestado de Acuidade Visual – FM 005
- Atestado médico comprovando a acuidade auditiva satisfatória, de acordo com o item 4.2.2 da norma NA 002
- 1 fotos 3×4
- Código de ética RI 005
- Comprovante de atividade profissional contínua sem interrupção significativa, conforme NA 002 .
- No caso do envio da documentação fora do prazo vigente da Certificação, é necessário o envio de uma justificativa para validação/aprovação da Gerência.
2. Para os processos de recertificação, após a aprovação da documentação o candidato deve realizar o pagamento do exame de recertificação, através do boleto bancário enviado.
Atenção: Os exames são agendados conforme a disponibilidade de atendimento do Centro de Exames de Qualificação (CEQ) escolhido.
Solicitação de recertificação por crédito estruturado
Deve ser seguida a sistemática definida no DC 007.