Método no qual é induzido um fluxo de Correntes Parasitas no objeto em ensaio. As mudanças no fluxo, causadas por variações na peça, são refletidas em uma ou mais bobinas vizinhas, ou em um dispositivo de efeito Hall, para subsequente análise por instrumentação e técnica adequada.
O que faz um inspetor de Correntes Parasitas de Ensaios Não Destrutivos?
Um Inspetor de Correntes Parasitas (CP) de Ensaios Não Destrutivos (END) é um profissional especializado na aplicação da técnica de Correntes Parasitas para detectar descontinuidades em materiais condutores, como metais, sem danificá-los. Essa técnica se baseia na indução de correntes elétricas (correntes parasitas) no material e na análise das variações do campo eletromagnético resultante. Essas variações podem indicar a presença de descontinuidades, como trincas, corrosão, variações de espessura, entre outros.
Para se candidatar ao processo de certificação o candidato deverá apresentar evidências de Escolaridade, Experiência Profissional, Aptidão Física e Treinamento.
Para iniciar o seu processo siga as orientações:
1. Envie os documentos e evidências indicados abaixo através do Painel SNQC (acesse aqui), utilize o mesmo login e senha da área restrita. Se você ainda não é cliente Abendi, utilize a opção “ainda não sou cadastrado”.
2. Requisitos para Certificação
- Preencher e assinar Ficha de Solicitação FM 003
- Assinar e datar o Código de Ética RI-005
- Realizar o exame de acuidade visualconforme FM-005
- Documento de identificação com foto (RG / CIN / CNH)
- 01 foto 3×4recente em alta resolução em formato Jpeg
- Escolaridade– Ensino Técnico de Nível Médio ou Superior
- Importante: Verifique a Relação/Tabela de Cursos Técnicos aceitáveis.
- Apresentar atestado de treinamento realizado nos últimos 10 anos em conformidade com o DC-038 (declarações não serão aceitas).
- Apresentar comprovação de Experiência Profissional
Formas de comprovação para experiência profissional
Empregado: Carteira profissional + declaração da empresa (com CNPJ) especificando as atividades.
Autônomo: Contrato ou RPA + comprovante de recolhimento do INSS + declaração.
Empregado próprio: Contrato social da empresa + declaração.
Modelos de Declaração: acesse aqui
3. Pagamento do Exame Teórico
- Após análise e aprovação da documentação, será gerado o boleto para pagamento do exame teórico.
- O pagamento confirma sua inscrição no processo de certificação.
- Consulte os valores do processo de certificação no documento FMP 014-AF
4. Agendamento do Exame Teórico
- Após a confirmação do pagamento, os exames teóricos serão agendados, levando em consideração a disponibilidade de vagas, o número de candidatos inscritos e o local de preferência do candidato conforme o Calendário de Exames Teóricos.
5. Pagamento e Agendamento do Exame Prático
- Após aprovação no exame teórico, o candidato deverá efetuar o pagamento do exame prático através do boleto bancário.
- Os exames práticos serão agendados de acordo com a disponibilidade do Centro de Exames (CE) escolhido.
6. Certificação
- O candidato aprovado terá sua certificação disponível em consulta pública no site da Abendi.
Informações Complementares
- Reexame: Candidatos reprovados têm até 24 meses, a partir da primeira aprovação no exame teórico, para concluir o processo de certificação.
- Certificação adicional no mesmo método de END:
- Subnível: Apresentar ficha de solicitação preenchida e assinada, exame de acuidade visual, código de ética e 01 foto recente.
- Nível superior (de Nível 1 para N2): Além dos documentos citados acima, necessário incluir cópia do certificado de treinamento realizados nos últimos 10 anos em conformidade com o DC-038 e comprovação de experiência profissional.
Próximos passos
- Para todos: Manter anualmente o exame de acuidade visual atualizado
- Para profissionais certificados: Comprovar anualmente atividade profissional no método, nível e subnível no qual está certificação sem interrupção significativa maior que 12 meses.
- Recertificação/Renovação: recomenda-se iniciar um processo de recertificação ou renovação com 06 meses de antecedência do vencimento
NA 001: Norma ABENDI nº 1 – Qualificação e Certificação de Pessoal em Ensaios Não Destrutivos
A renovação ou recertificação deve ser enviada pelo profissional antes da data de validade de sua certificação.
Renovação: Após o vencimento da primeira data de validade, a certificação pode ser renovada pelo SNQC por mais um período de duração similar, desde que o profissional atenda aos requisitos da renovação abaixo.
a) evidência documentada de acuidade visual satisfatória durante 12 meses anteriores,
b) evidência documental verificável de atividade operacional satisfatória contínua sem interrupção significativa no método e setor para o qual a renovação é pretendida.
Se o critério b) para renovação não for atendido, deve-se seguir as mesmas regras para a recertificação.
Recertificação: Após 5 anos da renovação, o profissional deve ser recertificado pelo SNQC por um período similar, desde que atenda aos critérios de renovação estabelecidos e as condições descritas a seguir:
– N1 e N2: ser aprovado em um exame prático que demonstre competência continuada para executar o trabalho dentro do escopo do certificado. Isto deve incluir corpos de prova apropriados ao escopo da certificação e, para o Nível 2, a elaboração de uma instrução escrita aplicável para o uso do Nível 1.
Obs.: Caso a pessoa não atenda o item b da Renovação, ou seja reprovada nos dois reexames permitidos, o certificado não deve ser revalidado e, para obter nova certificação para aquele nível, setor e método, ela deve se submeter a uma nova certificação.
– N3: a pessoa certificada no nível 3 que solicitar a recertificação deve apresentar evidências de qualificação continuada confirmada por:
a) atendimento aos requisitos de Nível 3 estabelecidos para os exames escritos;
b) atendimento aos requisitos estabelecidos para um sistema de créditos estruturado, conforme descrito no DC-007.
Solicitação da renovação ou recertificação
1. Envie os documentos e evidências destacados abaixo através do Painel SNQC (acesse aqui), utilize o mesmo login e senha da área restrita. Se você ainda não é cliente Abendi, utilize a opção “ainda não sou cadastrado”.
- Solicitação de Exames para recertificação ou renovação – FM 023
- Atestado de Acuidade Visual – FM 005
- 1 fotos 3×4
- Código de ética RI 005
- Comprovante de atividade profissional contínua sem interrupção significativa.
- No caso do envio da documentação fora do prazo vigente da Certificação, é necessário o envio de uma justificativa para validação/aprovação da Gerência.
2. Para os processos de recertificação, após a aprovação da documentação o candidato deve realizar o pagamento do exame de recertificação, através do boleto bancário enviado.
Atenção: Os exames são agendados conforme a disponibilidade de atendimento do Centro de Exames de Qualificação (CEQ) escolhido.
Solicitação de recertificação por crédito estruturado
Deve ser seguida a sistemática definida no DC 007.